A Formação dos Soldados da Polícia Militar: compreensões a partir de concepções teóricas
DOI:
https://doi.org/10.29377/rebesp.v10i1.266Keywords:
Formação do Soldado, polícia militar, sociedade civil.Abstract
O presente artigo tem como objetivo compreender certas percepções que os civis possuem acerca da formação e do trabalho de soldados da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT). Deste modo, realizouse uma pesquisa bibliográfica, documental e, também, de campo. Para tal, são apresentados preceitos do processo formativo dos soldados da polícia militar, tanto no contexto nacional quanto no mato-grossense, a fim de fazer um apanhado histórico. Posteriormente, o questionário aplicado a 33 pessoas na região central de Cuiabá-MT é descrito e analisado. A partir da análise notou-se o reconhecimento de alguns aspectos que os civis consideram relevantes ao exercício da referida profissão, tais como a necessidade de o soldado saber técnicas operacionais, ter educação e humanidade, bem como o desconhecimento de certos procedimentos formativos, como as condições de ingresso na PMMT. Por fim, reconhece-se que há consonância entre os desejos da população civil com os preceitos do processo formativo dos profissionais da segurança pública, o que poderá contribuir com a aproximação entre a instituição e a sociedade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).