INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SISTEMA DE ANÁLISE CRIMINAL E INOVAÇÃO NA PMGO: UMA PROPOSTA PARA O APERFEIÇOAMENTO DA TOMADA DE DECISÃO, DO EMPREGO DOS RECURSOS POLICIAIS E MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DO POLICIAMENTO OSTENSIVO PREVENTIVO

  • Geyson Alves Borba Policia Militar do Estado de Goiás

Resumo

O presente artigo teve o objetivo de analisar a efetividade e eficácia da criação de um Sistema de Análise Criminal e Inovação na Polícia Militar do Estado de Goiás - PMGO no intuito de, aperfeiçoar e modernizar a gestão de polícia ostensiva preventiva, bem como propor a estruturação de um Centro de Análise Criminal e Inovação como órgão central de gestão de todo o sistema e verificar a possibilidade da elaboração de uma Doutrina de Análise Criminal e Inovação para a PMGO. A pesquisa foi motivada diante da necessidade de se normatizar e solucionar a produção de análise criminal, para que promova uma inovação contínua no âmbito institucional, aperfeiçoando a tomada de decisão em todos os níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional), possibilitando o correto emprego dos recursos policiais e ao mesmo tempo fomentando a modernização da gestão do policiamento ostensivo preventivo. Para tanto, utilizou-se obras bibliográficas, artigos científicos, leis, pesquisa de campo, juntamente com a aplicação de questionário direcionado aos comandantes de unidades operacionais, administrativas e especializadas após autorização da Chefia de Estado Maior Estratégico da Instituição.  Sendo constatado a importância da criação de um Sistema de Análise Criminal e Inovação na PMGO, e a elaboração de uma doutrina que estabeleça um conjunto de ensinamentos, princípios, e conceitos para padronizar todas as atividades a serem desenvolvidas.

Biografia do Autor

Geyson Alves Borba, Policia Militar do Estado de Goiás

Oficial da Polícia Militar do Estado de Goiás (atualmente no posto de Tenente Coronel), Graduado em DIREITO - Uni-Anhanguera (2005) e graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Policia Militar de Goiás (2000). Pós graduado em Gestão Prisional UFG (2010), em Policiamento Comunitário UNISUL (2010), Gestão de Ciência Policiais: Nível Comando com ênfase em Docência do Ensino Superior - FALBE (2013), Pós Graduação em Desenvolvimento Gerencial na Administração Pública - FAAP/SP - (2015). Possui cursos profissionalizantes de Negociador Policial (APM/GO); Operações de Inteligência (ABIN/DF); Gestão e Gerenciamento em Segurança Pública (APM/GO), Segurança de Dignitários (APM/GO), Analise Criminal (SENASP/MJ), Curso de Capacitação e Desenvolvimento Gerencial ( IDP/DF) dentre vários outros cursos na área de segurança de pública. Tem experiência na área de Direito, Ciência da Informação, com ênfase em Analise Criminal e Inteligência de Segurança Pública, sendo docente destas disciplinas em várias instituições. Atualmente exerce o cargo de Diretor de Ensino do CAPM/PMGO e faz parte do Núcleo de Negociadores Policiais da PMGO. É Diretor Jurídico da Associação dos Oficiais da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, já tento sido Superintendente de Inteligência da Secretária de Justiça de Goiás e Gerente do Observatório de Segurança Pública da SSP/GO, responsável por toda parte de estatísticas de segurança pública e analise criminal, bem como a a aferição e produção de todos os dados de violência, criminalidade e operacionalidade para apoio as politicas de segurança pública tendo sido o Gestor do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública da SENASP no Estado de Goiás e Conselheiro do Conselho Gestor do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública da SENASP pela Região Centro Oeste.

Publicado
2021-06-17