Inovação em serviços de comunicação: utilização das mídias sociais na redução do índice criminal

  • Marcelo Penha
  • Renato Penha
  • Diego César Terra de Andrade Universidade do Porto

Resumo

O objetivo deste artigo é propor inovações em serviços de comunicação do setor regional de Comunicação Social da Polícia Militar (P/5) em busca de redução do índice criminal. Tais inovações se dispõem como instrumento para a divulgação e incentivo ao cidadão em conhecer e praticar as informações e as dicas de segurança elencadas no site da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Por meio de um estudo de caso realizado na Zona Oeste de São Paulo no 2º semestre de 2016, foi possível constatar que existe uma predisposição do cidadão em conhecer, praticar e opinar para a construção de uma sociedade mais segura. Os resultados podem contribuir na redução dos índices criminais ao mapear suas particularidades locais e traçar estratégias próprias de comunicação para disseminação e emprego das informações de segurança.

Biografia do Autor

Marcelo Penha

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil;

Especialista em Comunicação Empresarial e Institucional - Universidade Nove de Julho -UNINOVE, Brasil.

Renato Penha

Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados - Universidade Bandeirante de São Paulo - UNIBAN

Doutor em Administração - Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil

Diego César Terra de Andrade, Universidade do Porto

Bacharel em Administração - Universidade Federal de Lavras

Doutor em Administração - Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade do Porto

Publicado
2020-01-28