Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 2MB)
  • O arquivo da submissão está de acordo com o "Modelo de Artigo" fornecido pela revista em formato Microsoft Word
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • As condições para submissão devem seguir as diretrizes para os autores apresentadas logo abaixo.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autor, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Para maiores dúvidas consulte no Manual de Normalização da Academia de Polícia Militar, ARTIGOS CIENTIFICOS

Diretrizes para Autores

Avaliação:

Os editores fazem uma pré-análise dos trabalhos recebidos antes de submetê-los à avaliação pelos pares. Nessa pré-análise, consideram-se os seguintes aspectos: escopo e apresentação do artigo segundo as normas da revista. A decisão editorial final do Editor-chefe sobre os artigos será sustentada pela recomendação do editor adjunto, de seção e dos pareceristas, bem como pela efetivação pelo autor dos ajustes recomendados, se for esse o caso. Compete, portanto, aos editores, após avaliação pelos pares, recomendar aceitação, recusa ou reformulação dos trabalhos. Em caso de reformulação, os textos retornarão aos pareceristas para avaliação final. O resultado da avaliação será encaminhado ao autor e pode compreender: 1) aceite; 2) indicação para efetuação de correções obrigatórias; 3) nova submissão para avaliação; e 4) rejeição. Os trabalhos que estiverem de acordo com os critérios estabelecidos serão submetidos à avaliação por no mínimo dois pareceristas externos.A revisão ortográfica e gramatical é feita após a avaliação dos pareceristas.

Formato:
O texto deve estar em formato Microsoft Word, desde que não ultrapasse 2MB, possuir margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm, tamanho A4. Todo o texto deve ser digitado em fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12 e espaço 1,5, com exceção do resumo e do abstract, que devem ter fonte 12 e espaço simples, e das citações diretas com mais de 3 linhas, que devem ser apresentadas em fonte 10, com recuo de 4 cm a partir da margem esquerda e espaço
simples.

Emprega-se itálico nos termos em destaque (grifos e estrangeirismos) mencionados no texto. Nas referências finais os títulos de obras, do documento e/ou o suporte (conforme cada caso) devem estar em negrito. Todos os títulos das seções devem ser numerados a partir do primeiro elemento textual (Ex.:1 Introdução) e seguir a numeração progressiva conforme recomenta a norma NBR 6024/2012 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

É obrigatória a utilização do modelo de estrutura indicado. As submissões que não adotarem-o serão rejeitadas

-Modelo de Artigo

Tamanho:
A extensão máxima do material enviado é a seguinte: artigos (20 laudas); relatos de experiências (10 laudas); trabalho monográfico (200 laudas). Uma lauda é uma página de 1.400 caracteres com espaço.

Título do trabalho:

o título deve ser centralizada, Arial ou Times New Roman 13, em negrito, com no máximo 15 palavras, representando o conteúdo do artigo. Título e subtítulo também devem ser apresentados em português e inglês (se o autor for de algum pais cuja língua materna seja o espanhol, o resumo poderá ser em seu idioma)

Resumo:
Deve ser elaborado um resumo informativo de até 900 caracteres com espaços, incluindo objetivos, metodologia, resultados, conclusões, de forma que dispense a consulta ao original, acompanhado de no maximo 05 palavras-chave, que representem o conteúdo do texto, separadas entre si por ponto, com tradução para o inglês (abstract e keywords).

Ilustrações:
As figuras, fotografias, mapas, quadros, gráficos e tabelas devem ser numerados e inseridos no texto, e não no final do documento (como anexos), constar título sintético (acima da ilustração), bem como a fonte e o ano (abaixo da ilustração), mesmo que tenham sido elaborados pelo autor. Todas as ilustrações devem apresentar ao menos um parágrafo que explique ou analise seu conteúdo. Fotografias nítidas, gráficos e tabelas em preto e branco (estritamente indispensáveis à clareza do texto) são aceitos e devem ser assinalados no texto, pelo seu número de ordem.

Se as ilustrações inseridas no texto já tiverem sido publicadas, também é necessário mencionar a fonte e o ano. As imagens originais referidas devem ainda ser anexadas como documento suplementar no momento da submissão. Ilustrações que tenham sido consultadas e mencionadas no texto são de responsabilidade do autor e devem ser devidamente referenciadas.

Referências:
A exatidão e adequação das referências a trabalhos, obras, sites, revistas, blogs, leis e outros documentos e suportes consultados e mencionados no texto são de responsabilidade do autor. Informação oriunda de comunicação pessoal ou verbal, trabalhos em andamento e não publicados não deve ser incluída na lista de referências, mas indicada em nota de rodapé da página onde forem citados.

Sua elaboração deve ser em espaço simples, alinhadas à margem esquerda e separadas entre si por um espaço simples. Deve-se seguir a NBR-6023/2002 da ABNT, e deve ser ordenada alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Nas referências de até três autores, podem ser citados todos os nomes dos autores, separados por ponto e vírgula. No entanto, naqueles com mais de três autores, apenas o nome do primeiro autor deve ser mencionado seguido de et al. 

Exemplos:

Livros (um autor)

FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

Livros (dois autores)

BABIN, P .; KOULOUMDJIAN, M. Os novos modelos de compreensão: a geração do audiovisual e do computador. São Paulo: Paulinas, 1989.

Capítulo de livro

OLIVEIRA, F. Neoliberalismo à brasileira. In: GENTILI, P. (org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995. p. 29-34.

Artigos de periódicos (com mais de três autores)

PODSAKOFF, P. M. et al. Comportamentos transformacionais do líder e seus efeitos na confiança dos seguidores no líder, na satisfação e nos comportamentos de cidadania organizacional. Leadership Quarterly, Greenwich, CT., V. 1, n. 2, pág. 107-142, 1990.

Tese

CARVALHO, W. L. P. O ensino das ciências sob a perspectiva da criatividade: uma análise fenomenológica. 1991. 302 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992.

Artigos de periódicos online

CURY, C. R. J. Do público e do privado na Constituição de 1988 e nas Leis Educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 39, n. 145, pág. 870-889, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000400870. Acesso em: 23 set. 2020. https://doi.org/10.1590/es0101-73302018206229

Livros em formato eletrônico

BANCO MUNDIAL. Um ajuste justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. [S. l.]: Grupo Banco Mundial, 2017. (Volume I: Síntese.) Disponível em: https://www.worldbank.org/pt/country/brazil/publication/brazil-expenditure-review-report. Acesso em: 15 maio 2020.

Artigo assinado (jornais)

DIMENSTEIN, G. Escola da vida. Folha de S. Paulo, São Paulo, 14 jul. 2002. Folha Campinas, p. 2

Artigo sem assinatura (jornais)

FUNGOS e chuva ameaçam livros históricos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 jul. 2002. Cotidiano, p. 6

Decretos e Leis

BRASIL. Decreto n. 2.134, de 24 de janeiro de 1997. Regulamenta o art. 23 da Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a categoria dos documentos públicos sigilosos e o acesso a eles, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 18, pág. 1435-1436, 27 de janeiro. 1997.

Constituição Federal

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

Relatório oficial

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Relatório 1999. [Curitiba: UFPR], 1979. Mimeografado.

Vídeos

VILLA-LOBOS: o índio de casaca. Rio de Janeiro: Manchete Vídeo, 1987. 1 fita de vídeo (120 min.), VHS, son., Cor.

Artigos publicados em anais de congressos

PARO, V. H. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis ​​têm a ver com isso? In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 18., 1997, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: EdiPUCRS, 1997. p. 303-314.

Agradecimentos:
Agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho precisam ser mencionados no final do artigo.

Notas:
As notas devem aparecer no rodapé da página correspondente e numeradas.

Apêndices:
Os apêndices são elementos opcionais elaborados pelo(s) autor(es) e podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte. Devem ser precedidos da palavra “Apêndice”, seguido de letras sequenciais do alfabeto, de travessão e pelo respectivo título (Ex. APÊNDICE A – Avaliação de rendimento escolar).

Recomendações:
Recomenda-se que se observem as normas da ABNT referentes à apresentação de artigos em publicações periódicas (NBR 6022/2018), apresentação de citações em documentos (NBR 10.520/2002), norma para datar (NBR 5892/1989), numeração progressiva das seções de um documento (NBR 6024/2012), resumos (NBR 6028/2003) e elaboração de referências (NBR6023/2018), bem como a norma de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE).


Artigos:
Serão publicados os artigos científicos que apresentem contribuição ao desenvolvimento das atividades de Segurança Pública, notadamente no campo da polícia ostensiva, de forma direta ou por transversalidade do conhecimento, objetos de estudos autônomos ou trabalhos científicos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação ministrados na Academia de Polícia Militar de Goiás.

Ensaio:
Compreende análises críticas de livros, de periódicos recentemente publicados, dissertações e teses.

Entrevista:
Entrevistas com especialistas sobre assuntos relacionados à área Segurança Pública.

Relatos de Experiência:
Relatório de atividade de experiência em determinada área de destaque e interesse da Segurança Pública.

Resumo de Eventos:
Resumo publicado em eventos na área de Segurança Pública.

Trabalhos Monográficos:
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) apresentados e aprovados por banca legalmente formada.

Declaração de Direito Autoral:
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

2. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o efeito do acesso livre). Política de Privacidade Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços
prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.


Referências: NBR 6023/2002. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. Informação oriunda de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e os não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas indicados em nota de rodapé da página onde forem citados.

Recomendações: Recomendações: Recomenda-se que se observem as normas da ABNT referentes à  apresentação de artigos em publicações periódicas (NBR 6023/2002), apresentação de citações em documentos (NBR 10.520/2002), norma para datar (NBR 5892), numeração progressiva das seções de um documento (6024/2003) e resumos (NBR 6028/2003), bem como a norma de apresentação tabular do IBGE.

Endereço para envio de trabalhos
http://revista.ssp.go.gov.br

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.