Hierarquia e disciplina no Colégio da Polícia Militar: estudo de caso no CPMG Dr. Cezar toledo

Sirismar Fernandes Silva

Resumo


Rousseau dizia: "O homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe". Esta bondade natural do homem é, sem duvida questionável, embora haja correntes filosóficas, sociológicas e psicológicas que comungam do mesmo entendimento, muitas contestam tal afirmação. Dentro deste contexto, a escola não se constitui uma exceção, antes sente e sofre os reflexos malignos imperantes na sociedade brasileira, com o que há de ações indisciplinares e sua correlação com subseqüentes atos de violência de alguns sujeitos da educação. A presente pesquisa é um estudo de caso de uma unidade de ensino da Polícia Militar do Estado de Goiás, o Colégio da Polícia Militar Doutor César Toledo - CPMG. Busca-se verificar, através de pesquisa de campo e bibliográfica quanti-qualitativa, a relação existente ou não entre a hierarquia e disciplina e a não violência na escola. Faz-se, também, uma abordagem dos resultados dos alunos do CPMG no Exame Nacional do Ensino Médio " ENEM, nos vestibulares, e a correlação existente com a hierarquia, a disciplina, e a segurança na escola. A Unidade de ensino já viveu três períodos distintos, o primeiro com o advento do convênio com a antiga Universidade de Anápolis, atual Universidade Estadual de Goiás; o período pós-convênio, e o atual que é o do Colégio Militar. O primeiro foi caracterizado pela disciplina, bons resultados nos vestibulares e pela paz e segurança, o segundo o caos na escola, com brigas, depredações e até uso de drogas. Este trabalho representa uma possibilidade de compreender o funcionamento de uma instituição de ensino que tem como orientação disciplinar os princípios militares. Depois de acurada análise de todos os dados colhidos nesta pesquisa, pode-se caracterizar o momento atual como hierarquizado, disciplinado e seguro.


Palavras-chave


Colégio Militar, Hierarquia e Disciplina, não violência, Escola

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